Cuidados com o doente de Alzheimer

61 Flares Facebook 61 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 61 Flares ×

Cuidar de uma pessoa com Doença de Alzheimer é um desafio para qualquer família. As mudanças são significativas e precisam ser compreendidas e incorporadas na rotina familiar.

Lidar com perdas, garantir boas condições de saúde, reorganizar a vida cotidiana, redistribuir tarefas e oferecer tratamento adequado com cuidados que atendam às necessidades e preservem a integridade são situações que requerem aceitação, informação e flexibilidade, para uma boa adaptação à nova condição.

Estar próximo ao paciente observando seu desempenho nas atividades diárias auxilia na identificação dos comprometimentos e riscos a que ele pode estar exposto. Pautar-se exclusivamente no funcionamento prévio ou no relato do paciente ou mesmo em observação não prolongada podem ser medidas perigosas que não revelam a realidade dos fatos. Por isso, um contato próximo e frequente é muito importante para que os familiares se sintam seguros para enfrentar as perdas e cuidar adequadamente da pessoa com Doença de Alzheimer.

FORMATOS ANUNCIO GOOGLE - 468x60

Uma das maiores e mais frequentes dificuldades dos familiares no cuidado com a pessoa com quadros degenerativos é identificar em que situações devem interferir nas escolhas dos pacientes e assumir poder na tomada de decisão. Trata-se de uma situação delicada, pois o idoso com DA é um adulto que cuidava de sua vida e a conduzia sem interferências. Tirar sua autonomia pode parecer uma grande agressão, especialmente quando há resistências. É um momento complicado para pacientes e familiares. Frequentemente envolve sentimentos de culpa e compaixão.

Cuidar de uma pessoa com demência é uma árdua tarefa. Quando a energia é utilizada de maneira eficiente, com estratégias funcionais, o cuidado é de melhor qualidade e o familiar-cuidador tende a ficar menos estressado e mais realizado e valorizado por seu esforço. Consulte dicas de cuidados que visam a ajudar os cuidadores a oferecer ambiente seguro e que invistam em maior autonomia possível, com qualidade de vida e de relacionamento. Muitas vezes parecerá difícil encontrar estratégias para os problemas. Há que se ter paciência e perseverança sem desistir de tentar encontrar boas soluções. Em geral, quando se encontra uma forma de contornar as dificuldades, esta costuma manter-se eficiente por muito tempo. Por isso é importante que os familiares utilizem as estratégias que funcionarem sempre da mesma maneira, sem se preocupar em ser criativos. Se funcionar uma vez, provavelmente funcionará sempre.

Fonte: Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz)

61 Flares Facebook 61 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 61 Flares ×

Um comentário em “Cuidados com o doente de Alzheimer

  • março 24, 2016 a 1:13 pm
    Permalink

    Olá,

    Meu nome é Antonio e estava dando uma pesquisa em sites parecidos com o meu, e encontrei o seu.

    Também tenho um site que fala sobre [saúde] o site é [http:tutorsaude.com/] e trabalho muito nele para sempre ter o melhor conteúdo.

    O fato é que não pude deixar de notar o seu site e percebi como ele é fantástico. O conteúdo que você tem nele é muito bom, totalmente de ótima qualidade e bom gosto.

    Alem disso percebi que a estrutura de todo o site esta muito boa, com certeza é mantido por uma pessoa de muito bom gosto, parabéns.

    Como eu disse também tenho um site sobre [http:tutorsaude.com/category/saude-geral/], é um site novo, mas estou trabalhando muito nele e a audiência vêm crescendo muito a cada dia.

    Minha intenção com este email é me oferecer para escrever um artigo para seu blog, tenho uma idéia bem legal e tenho certeza que seu publico vai gostar muito.

    Posso fazer assim: Eu escrevo o artigo e te envio, daí você da uma olhada e se gostar publica.

    Para mim vai ser um prazer poder dar essa contribuição ao seu site.

    Se você topar, no próximo artigo do meu site faço uma referencia para o seu.

    O que acha?

    Att, Antonio

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

61 Flares Facebook 61 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 61 Flares ×