Oito em cada dez idosos precisam de ajuda para realizar tarefas

44 Flares Facebook 42 Twitter 0 Google+ 2 LinkedIn 0 44 Flares ×

Cerca de 6,8% das pessoas com 60 anos ou mais de idade tinham algum tipo de limitação funcional, como comer, tomar banho, vestir-se ou ir ao banheiro. A pesquisa também verificou que 84% desse grupo, que representava cerca de 13% da população brasileira no período estudado, precisavam de ajuda para realizar tarefas. E 10,9% não tinham ajuda. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em agosto (21), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

FORMATOS ANUNCIO GOOGLE - 160x600Quase 18% dos que recebiam ajuda pagavam pelos cuidados e quase 79% recebiam cuidados de parentes. No grupo que tinha 75 anos ou mais, 15,6% tinham alguma limitação funcional.

O estudo também investigou limitações para exercer atividades que chamaram de instrumentais da vida diária, como fazer compras, cuidar do próprio dinheiro, tomar medicamentos e utilizar meios de transporte. Foi constatado que 17,3% das pessoas com 60 anos ou mais tinham limitação funcional para exercer essas atividades, sendo a maioria de mulheres. A Região Nordeste apresentou a maior proporção nesse indicador, 22%.

Este cenário, apresentado pela pesquisa, tem contribuido para o surgimento de empresas especializadas no cuidado ao idoso. “Esta pesquisa alerta sobre a necessidade de familiares e amigos se mobilizarem para ajudar nossos idosos em suas limitações funcionais. O papel do cuidador de idosos é fundamental nestas horas”, comenta Juliana Lima, diretora executiva da Vital Sênior, empresa especializada em assistência e cuidado à pessoa idosa.

Segundo a pesquisa, quanto maior o nível de instrução menor é a proporção de pessoas com algum tipo de limitação. Quase 28% dos idosos sem instrução tinham limitação funcional para atividades instrumentais. No grupo com ensino fundamental incompleto, o percentual dos que tinham limitação funcional era quase 16%. O percentual dos que tinham o fundamental completo ou mais anos de estudo era 7,9%.

Em 2013, somente 24,4% das pessoas com 60 anos ou mais participavam de atividades sociais organizadas, como clubes, grupos comunitários ou religiosos. A Região Nordeste registrou a menor proporção desse indicador (21%). As mulheres participavam mais dessas atividades (28,1%) do que os homens (19,8%).

Fonte: Agência Brasil

Edição: Portal do Idoso

44 Flares Facebook 42 Twitter 0 Google+ 2 LinkedIn 0 44 Flares ×

4 comentários em “Oito em cada dez idosos precisam de ajuda para realizar tarefas

  • setembro 7, 2015 a 8:50 pm
    Permalink

    Cuidar de nossos idosos é dever de todos nós: família, estado e sociedade! Cuide de quem cuidou de você, pois um dia seremos nós quem precisaremos: http://www.vitalsenior.com.br

    Responder
  • setembro 7, 2015 a 9:16 pm
    Permalink

    Devemos cuidar de nossos idosos, eles um dia cuidaram de nós e agora é a nossa vez. Escolhi a Vital Sênior para cuidar de meu pai e estou muito satisfeita: http://www.vitalsenior.com.br

    Responder
  • setembro 8, 2015 a 1:05 am
    Permalink

    Vital Sênior sempre pensando no bem estar do idoso e da sua família, profissionais de excelência, preparados para cuidar de quem cuidou de você!

    Responder
  • março 3, 2016 a 4:34 pm
    Permalink

    Cuidar dos idosos é cuidar do futuro!

    Cuidar é a maior forma de amor ao idoso!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

44 Flares Facebook 42 Twitter 0 Google+ 2 LinkedIn 0 44 Flares ×