Pedido de curatela para idosos: como funciona?

7 Flares Facebook 6 Twitter 0 Google+ 1 LinkedIn 0 7 Flares ×

A terceira idade pode trazer problemas que impossibilitam o idoso de cuidar de seus direitos e deveres judiciais. Cuidar dos documentos e das finanças passa a ser uma responsabilidade muito grande, e, por isso, é preciso fazer um pedido de Curatela.

Em entrevista ao programa Dito e Feito, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, o advogado Willi Fernandes explica sobre o processo. “A curatela são os casos concedidos pela lei para que alguém represente uma pessoa que apesar de ser maior de idade, se encontre incapaz de responder pelos seus atos. São pessoas que possuem deficiência mental, ou que com o tempo apresentaram uma deficiência mental, como o caso de pessoas com Alzheimer que não consegue responder por si mesma”, explica.

Confira a entrevista no player abaixo.

O advogado explica que muitas vezes o idoso não consegue se locomover em função de sua doença e precisa de alguém para resolver os atos da vida civil. E o código civil traz uma ordem de preferencia. Primeiro o esposo ou a esposa e depois os filhos. “Esta curatela é feita através de pedido judicial. Você apresenta os seus documentos dizendo que está apto a representar o idoso. E também os documentos do idoso que se constate determinado grau da doença e que a pessoa está incapacitada de responder pelos seus próprios atos”, conta.

Fonte:Rádios EBC

FORMATOS ANUNCIO GOOGLE - 468x60

7 Flares Facebook 6 Twitter 0 Google+ 1 LinkedIn 0 7 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Flares Facebook 6 Twitter 0 Google+ 1 LinkedIn 0 7 Flares ×