70% das quedas de idosos acontecem dentro de casa

2 Flares Facebook 1 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 1 2 Flares ×
Segundo Coordenador do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Luiz Fernando Cocco, 30% dos idosos sofrerão alguma queda este ano
Dados divulgados revelam que 70% dos acidentes com idosos acontecem dentro de casa. “Isso ocorre, muitas vezes, pelo fato da residência não estar preparada para acolher a pessoa, mas também por alterações orgânicas e funcionais comuns com o avanço da idade”, explica Dr. Luiz Fernando Cocco, Coordenador do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo. E completa, “a diminuição da acuidade visual, dos reflexos e da força são as principais perdas funcionais relacionadas à quedas. Mas também o uso de determinados medicamentos aumentam os riscos, principalmente se manipulados de forma errada”.
O especialista informa que o uso de vitamina D pode reduzir a incidência de quedas. Já o tratamento da osteoporose, quando indicado pelo especialista, pode reduzir a incidência e também a gravidade de fraturas. “Por isso é fundamental que o idoso consulte-se regularmente, de preferência uma vez ao ano, com seu geriatra e oftalmologista, para melhorar as disfunções orgânicas relacionadas à queda. Assim como otimizar o uso de medicações”.
banner-cuidador
Dois em cada três idosos cairão novamente no período de seis meses. “Se o idoso mora sozinho é preciso que haja uma avaliação da casa, além de a família ter uma forma de comunicação em caso de acidentes”. O Hospital Samaritano de São Paulo possui cartões de alerta que podem estar facilmente disponíveis para informação de profissionais de unidade de atendimento. “Este documento informa que o idoso solicita que seu atendimento aconteça em nosso Hospital. O que também facilita que os familiares o localizem”, explica.
Entre as regiões mais atingidas estão mãos, a frente do corpo – característicos para proteger rosto e cabeça, além de crânio e fêmur. “10% dos casos de queda de idosos resultam em internação”, finaliza Dr. Cocco.
Este mês, o Hospital Samaritano iniciará ciclo de palestras. Sob o tema “Qualidade de vida do Idoso”, o evento tem como objetivo orientar familiares e cuidadores sobre os desafios e necessidades da pessoa na terceira idade. Os interessados devem fazer suas inscrições por meio do e-mail icep.eventos@samaritano.org.br ou pelo telefone (11) 3821-5719, no Instituto do Conhecimento, Ensino e Pesquisa do Hospital.
Hospital Samaritano de São Paulo
Um dos principais centros de excelência em saúde do País, o Hospital Samaritano de São Paulo completou 121 anos de atividades em 2015. Fundado em 25 de janeiro de 1894, nasceu como primeiro hospital privado da capital paulista e hoje é uma das poucas instituições de saúde que permanece em atividade, em duas passagens de séculos, com recursos do próprio negócio.
É um hospital especializado em Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Trauma, Transplante, Urologia e Ginecologia, Obstetrícia e Perinatologia, com atendimento completo e integrado aos pacientes, com acompanhamento em todas as etapas do tratamento. Além disso, oferece Serviço de Emergência Especializada 24 horas em Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Trauma.
O Complexo Hospitalar do Hospital Samaritano conta com 19 andares, 310 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva, além de um Centro Cirúrgico com 16 salas para a realização de procedimentos de alta complexidade. Desde 2004, é certificado pela Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes órgãos certificadores de padrões de qualidade hospitalar no mundo.
FONTE/AUTOR.: BRAINSTORY
2 Flares Facebook 1 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 1 2 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Flares Facebook 1 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 1 2 Flares ×